sexta-feira, 26 de outubro de 2007

ZIRALDO ALVES PINTO


Biografia:

Nasceu em 24 de outubro de 1932 em Caratinga, Minas Gerais Ziraldo, além de pintor, é cartazista, jornalista, teatrólogo,chargista, caricaturista, escritor e colecionador de piada. Sua vasta obra faz parte do nosso cotidiano. Seu nome vem da combinação dos nomes de sua mãe, Zizinha com o de seu pai Geraldo: assim surgiu o Zi-raldo, um nome único.

Ziraldo explodiu nos anos 60 com o lançamento da primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor: “A Turma do Pererê. Durante a Ditadura Militar (1964-1984) fundou com outros humoristas “O Pasquim” - um jornal não-conformista que fez escola, e até hoje deixa saudades. Seus quadrinhos para adultos, especialmente Supermãe e Mineirinho - o “Come-quieto”, também contam com uma legião de admiradores.

Em 1969 Ziraldo publicou o seu primeiro livro infantil, FLICTS, que conquistou fãs em todo o mundo. A partir de 1979 concentrou-se na produção de livros para crianças, e em 1980 lançou “O Menino Maluquinho”, um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil de todos os tempos. O livro já foi adaptado com grande sucesso para teatro, quadrinhos, ópera infantil, videogame, Internet e cinema. Uma seqüência do filme deve ser lançada em breve!

Seus trabalhos já foram traduzidos para diversos idiomas como inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e basco. Os trabalhos de Ziraldo representam o talento e o humor brasileiros no mundo. Estão até expostos em museu! Ilustrou o primeiro livro infantil brasileiro com versão integral online, em uma iniciativa pioneira.

Bibliografia:

http://www.ziraldo.com/historia/home.htm

Edna Fernandes do Nascimento.

Nenhum comentário: