quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Fichamento: “Escola da ponte" (Gabrielle Souza)

Fichamento do texto “Escola da ponte: síntese construída a partir dos depoimentos de José Pacheco”
Por Gabrielle Souza

Resumo:

O texto nos sintetiza a experiência da escola da Ponte (Portugal), que surgiu com o intuito de diversificar as aprendizagens tendo como referência as políticas dos direitos humanos.
A escola da Ponte conta com a política educacional que contraria as convenções da escola tradicional criada há 200 anos e que neste o criador da escola da ponte a denominava como “arquipélago de solidões”. P.1

1. Procedimentos metodológicos
1. 1. iniciação – as crianças convivem e prendem nos mesmos espaços, indiferentes a faixa etária, o critério de formação dos grupos elaborados pelo alunado conforme a afetividade e os mesmos decidem o que estudar e montam grupos de interesse, possuem também estudos individuais e depois compartilham com o grupo.
“O modelo de escola que já não é a mera soma de atividades, de tempos letivos, de professores e alunos justapostos. É uma formação social em que convergem processos de mudança desejada”. P.1

2. Os professores
Procuram concretizar um ensino diferenciado no qual um mesmo currículo para todos os alunos é desenvolvido de maneira distinta para cada um..
Diferente do ensino tradicional o professor é procurado pelo aluno na denominada “aula direta” ao qual o professor só elucidaria as questões quando solicitado.
“Educar é mais do que preparar alunos para fazer exames, é ajudar as crianças a entenderem o mundo e a realizarem-se como pessoas”. P.2

3. Adequações arquitetônicas
Diferente das escolas tradicionais, na escola da ponte não há sala de aulas, mas espaços para que o aluno procure pessoas, ferramentas, soluções e conviva com os demais.
“A arquitetura não mudou para acompanhar o sistema de ensino”. P.2

4. Inclusão
A educação de crianças especiais sempre foi vista como uma problemática na educação tradicional, a inserção de crianças especiais junto com crianças consideradas “normais” não atingiam o objetivo de integrá-las como pessoas depois como alunos; por que as privava de experiências que permitem ganharem consciência de si, como ser social. Cada grupo da escola da Ponte possui uma criança especial.
“Todos vamos ter que ser professores de todos e cada um dos que sabem um pouco mais ensinará aos que sabem um pouco menos”. P. 4

5. Cidadania e autonomia
As crianças não são educadas para terem autonomia e cidadania, as crianças são educadas exercitando a sua autonomia e cidadania.
As crianças participam de assembléias e, na organização interna da sua escola.
“Reúnem-se e discutem juntos os problemas da escola e aprendem a respeitar regras e a respeitar-nos uns aos outros”. P.4

6. Pais x escola
A escola da Ponte possui uma associação de pais que é um parceiro indispensável na proposta do projeto. Os pais participam também das decisões da escola.
“Os pais encarregados de educação estão fortemente implicados na direção da escola e nos processos de aprendizagem dos alunos” p. 5

7. Características da escola
7.1. Os professores possuem a mesma formação de profissionais de outras instituições, mas sentem uma inquietação quanto a educação tradicional e acreditam em novos caminhos.
7.2. Adaptação dos novos professores a proposta da escola
A adaptação é entendida como um processo lento pois os professores entram ainda com experiências anteriores, o trabalho individual.

7.3. O perfil dos alunos
Crianças desde os 5 anos até os 17, alunos considerados problemáticas e violentos e depois de algum tempo desistem de serem maus e passam a integrar-se de forma positiva na escola

8. Integração de estudantes vindos de outras escolas.
O período de adaptação é difícil pois na escola tradicional, são educados para o individualismo e competitividade.

9. A transformação
O projeto dó se tornou viável quando todos reconheceram o objetivo central da escola como étnico.
“O viver em uma escola é um sentimento de cumplicidade, de amor fraterno”. P.7

Apreciação crítica

O texto nos leva a refletir na existência de outras possibilidades de ensino, este projeto concretizado nos leva a crer que uma escola humanista que faz com que os alunos gozem de direitos autônomos e vivam em cidadania, que se respeitem é possível. A escola passou por dificuldades como qualquer outra, mas supera dando condições aos alunos de serem livres e agentes do próprio processo educacional.
Nós como educadores temos que respeitar a nossa vivência em sala de aula e nos perguntar: será que realmente estamos formando cidadãos?
Ou será que mesmo em um discurso moderno estamos cometendo os mesmos erros do passado?
A prática como já dizia Paulo Freire deve ser horizontal; assim como a cultura desta experiência podemos ver a teoria na prática aplicada com métodos realmente especiais. O texto é interessante, muito bem organizado e nos leva a querer saber mais informações para poder aplicá-las.

Nenhum comentário: