segunda-feira, 29 de outubro de 2007

RESUMO: PROPOSTA TRIANGULAR


A arte necessita ser considerada um corpo organizado de conhecimentos que exige o mesmo tipo de substância e de rigor intelectual esperados das ciências exatas e humanísticas.
Para passar a ocupar um lugar mais central num currículo escolar equilibrado, a disciplina Artes necessita de conteúdo próprio e substancial. Com a finalidade de elevar o seu nível de ensino, elaborou-se uma proposta denominada
Discipline-Based Art Education (DBAE).

Na construção de conhecimentos em arte, o DBAE valoriza não só a produção artística, mas também as informações culturais e históricas, bem como a análise das obras. Esse modo de ensinar arte baseia-se em senti-la, compreendê-la na sua dimensão histórica, apreciá-la esteticamente, analisá-la e refletir sobre ela com espírito crítico, o que requer as quatro instâncias do conhecimento: a produção, a crítica, a estética e a história da arte.

Aqui no Brasil, a professora Ana Mae Barbosa adaptou a teoria DBAE ao nosso contexto, denominando-a Proposta Triangular por envolver três vertentes: o fazer artístico, a leitura da imagem (obra de arte) e a história da arte. Diz Ana Mae (1991, p. 10): "O que a arte na escola principalmente pretende é formar o conhecedor, fruidor e decodificador da obra de arte (...). A escola seria a instituição pública que pode tornar o acesso à arte possível para a vasta maioria dos estudantes em nossa nação (...)".

No Brasil, nosso maior problema é a alfabetização, isto é, há a necessidade urgente de se enfatizar a leitura de palavras, gestos, ações, imagens, prioridades, desejos, expectativas. Como explicita ainda Ana Mae (1995, p. 63, grifos nossos): "Num país onde os políticos ganham eleições através da televisão, a alfabetização pela leitura da imagem é fundamental, e a leitura da imagem artística, humanizadora".


Fonte:
http://www.moderna.com.br/moderna/literatura/arte/icones/proposta
Acessado em 27/10/2007

Edna Fernandes do Nascimento.

3 comentários:

Luana disse...

muito ruim eesse sate nao tem nada sobre artes visual euma porcaria

vivian disse...

Vivian

Realmente luana o Site e ruim, nao tem nada sobre artes visuais, afim de contas, quem e Ana mae?, oque e proposta triangular?
E esse resumo então, nem esta fundamentado em conceitos artisticos, nao mesmo?
Se fosse voce, buscaria um Site de artes visuais que te axiliasse na confecção de biscuit.rsrsr..

FERNANDA_- disse...
Este comentário foi removido pelo autor.