segunda-feira, 22 de outubro de 2007

workshop sobre tecnologia da informação na Educação

Professores da rede municipal de ensino, monitores de informática, gestores escolares, profissionais e estudantes de informática estarão reunidos no 'I Workshop de Tecnologia da Informação na Área Educacional', que a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) realiza no período de 22 a 24 deste mês, no auditório do Shopping Sebrae, localizado no Bairro dos Estados.

O encontro é uma ação da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e o objetivo é amenizar problemas ligados a questões de inclusão digital, contextualizando o novo perfil do uso dessas tecnologias nas escolas da rede municipal. Segundo a diretora de Rede e Projetos de Tecnologia, Petruska de Araújo, a Sedec busca incentivar o uso de recursos tecnológicos, a fim de proporcionar compartilhamento de conhecimento e experiências, cidadania e desenvolvimento humano.

As inscrições estão sendo realizadas na sede da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), localizada na avenida Epitácio Pessoa, 3386, Miramar (em frente à lanchonete 'Samaritana'), das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Programação - Na segunda-feira (22), às 17h, o evento será aberto com uma apresentação cultural e, logo em seguida, às 18h, acontece a palestra 'Tendências e perspectivas para a Educação', ministrada por Edna Brenand, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Às 19h, o tema debatido será 'As TIC's no mundo globalizado', a cargo de Paulo Gonzaga, da Sedec.

No auditório do Sebrae, às 8h do dia 23, 'A aprendizagem no século XXI' é o tema da palestra que será ministrada por Erinaldo Alves (UFPB). Às 9h30, o público poderá participar de uma mesa-redonda sobre os seguintes temas: 'As mídias no contexto educacional - Mídias na Educação e sua implicação no processo de ensino aprendizagem', por Edna Brenand (UFPB); 'A integração das mídias na Educação', Ângela Martins, representante do Ministério da Educação (MEC), e, às 11h, 'Escola digital (Case de sucesso)'.

Ainda no dia 23, a partir das 8h e em outras salas do Shopping Sebrae, acontecem as palestras 'TIC's na Educação', com Lestian Tamar (UFPB); 'Software livre na Educação', às 9h30, com Anahuac de Paula Gil (G/Lug-PB); às 10h30, Valdey Ventura (Sebrae-PB), apresenta 'Biblioteca digital como instrumento da gestão do conhecimento'. Às 11h, os participantes vão conhecer o case de sucesso 'Escola digital'.

No período da tarde daquele dia, a partir das 14h, serão abordados no auditório principal os seguintes assuntos: 'TV digital', com Walter Galvão (Secom-PMJP); 15h30, 'Educação à distância, um novo modelo de ensino', com Nilton Freire (Unibratec) e às 16h30, 'Escola digital (Case de sucesso)'.

Também às 14h, os temas debatidos serão 'Gerenciamento de informação na Educação', com Petruska de Araújo (Sedec-PMJP); às 15h30, 'Informática educativa', com Daniele Dias (Sedec-PMJP) e às 16h30, 'Acessibilidade digital', com Ana Flávia Borba (UTAD-Portugal).

Na quarta-feira (24), último dia do evento, às 8h, as palestras oferecidas são: 'Fundamentos das tecnologias na Educação', com Marisete Lima (UFPB) e às 9h30, 'Humanização através da inclusão - Uso da mecatrônica', proferida por Marcelo Gouveia (ParqTec São Paulo/Pet). O evento será encerrado às 10h30 com 'Escola digital (Case de sucesso)'.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3218-7285.

Prefeitura Municipal de João Pessoa



Postagem: Jacqueline Lima

Nenhum comentário: