sexta-feira, 26 de outubro de 2007

APONTAMENTOS SOBRE A CULTURA VISUAL

Susana Rangel Vieira da Cunha

Comentário:

A Cultura Visual se preocupa em como as imagens são produzidas, distribuídas e utilizadas socialmente como uma prática cultural que produz e negocia significados.

Segundo Fernando Hernandez (2000:52) “A Cultura Visual” contribui para os indivíduos fixem as representações sobre si mesmo e sobre o mundo e sobre seus modos de pensar.

A visualidade é o modo como vamos construindo nossos olhares sobre determinados campos visuais e como vamos direcionando nossas escolhas sobre determinadas imagens. As imagens oferecem visões sobre o mundo elas traduzem o mundo em termo visual.

Para tanto na Cultura Visual usamos basicamente a imagem, seja artística ou não, na qual se atribui que uma mensagem visual situada entre a comunicação e a expressão, entre o homem e o mundo.

Bibliografia:

HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Tradu. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Arte Médicas Sul, 2000.

MIRZOEFF, Nicholas. Una introducción a La cultura visual. Trad. En castellano Paula Garcia Segura. Barcelona: Editorial Paidós, 2003. (tradução da autora)

ROSE, Gillian. Visual Methodologies: An Introduction to the interpretation of visual materials. London: SAGE Publications, 2001. (tradução da autora)

Edna Fernandes do Nascimento.

Nenhum comentário: