terça-feira, 30 de outubro de 2007

Projeto de pesquisa ANUNCIADA



Projeto De Pesquisa


























UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA







DEPARTAMENTO DE ARTES

DISCIPLINA: METODOLOGIA na ARTES

PROFESSOR: ERINALDO

ALUNA: Mª ANUNCIADA ANDRÉ DE ASSIS

MATRICULA:10216022








PROJETO




O LIXO DA ESCOLA QUE NÃO É LIXO



JOÃO PESSOA 2007



Processo de Pesquisa


Iniciamos este projeto por meio de perguntas, na Escola Municipal Jaime Lacet, em Santa Rita – PB. Ao público Eja.



1º) Você já parou para dar uma olhada na lata do lixo?
Não nunca observei.

-
2º) Qual o destino deve ser dado ao lixo reciclado na escola?
Pode ser vendido em eventos da comunidade com objetivo de adquirir novos recursos para a escola
-
3º) Como os professores podem trabalhar em sala de aula, a temática do lixo? Realizando projetos de incentivo a coleta e reciclagem, dentro da escola e do conteúdo.


4º) Em que área ao redor da escola existem lixões? Como podemos acabar com eles?Na lateral da escola. Fazendo coleta seletiva, para a higienização do local, reaproveitado o lixo recolhido, dentro de aulas de reciclagem.

-5º) Qual a importância da escola na manutenção da limpeza e higiene de suas instalações?È essencial que aconteça a limpeza diária da escola, para que o ambiente esteja sempre apresentável, e vale tambémcitar que é um grande estímulo para os alunos manterem a escola limpa.




Introdução


De acordo com os parâmetros curriculares nacionais, o projeto se faz necessário as Escolas para a prática e o exercício da cidadania, pois é através da educação que compreendemos o mundo a nossa volta e desenvolvemos o senso critico.
Esse projeto é um trabalho educativo sobre como reorganizar o lixo da nossa escola, pretende a alertar os alunos sobre a preservação do meio ambiente escolar, desenvolvendo uma educação ambiental: E a escola local ideal para tal fim; buscando-se a participação e mudança da realidade na escola, que estende-se a familia, a rua e ao bairro.
A melhor maneira que a escola encontrou para desenvolver esse projeto foi através da Arte, onde observamos em nossa pesquisa que as atividades nas áreas das artes plásticas são variadas. Onde essa unidade de ensino pretende buscar formas adequadas e racionais para alcançar os objetivos que através das artes seja mais fácil encontrar-mos esse caminho.






Justificativa



Diante dos problemas que estamos enfrentando na escola por motivo de deres peito por parte dos alunos, nos preocupamos em realizar um projeto de pesquisa sobre como conscientizar os nossos alunos na questão do lixo dentro da escola através da Arte.De acordo com a nossa pesquisa, achamos interessante como a escola pode nos ajudar a formação de hábitos e Costumes , e consciência ambiental. Estimulando o crescimento individual e coletivo.E na escola que se prepara o senso critico do cidadão para o futuro, os valores formam os obstáculos da escola. Quando esses valores são claros e aceitos, os problemas diminuem no cotidiano no cotidiano e são fundamentais para que uma escola funcione harmoniosamente.






Objetivos geral



-Envolver os participantes em atividades que despertem o interesse em valorizar a qualidade de vida, propiciando a busca consciente de atitudes corretas para si e para o ambiente onde vivem. -Implantar sistema de seletiva na casa dos alunos e, por extensão, na comunidade.





Objetivos Específicos


Envolver os participantes em atividades que despertem o interesse em valorizar a qualidade de vida, propiciando a busca consciente de atitudes corretas para si e para o ambiente onde vivem. - Implantar sistema de coleta seletiva de lixo na escola.-Estimular a coleta seletiva na casa dos alunos e, por extensão, na comunidade.



Procedimentos Metodológicos



Utilizar problemáticas como o lixo na escola, no bairro, como instrumento, para temas relacionados ao meio ambiente.Entrevista através do questionário.Apresentação de vídeos, cartazes, debates.Elaboração de um relatório final.




CULMINÂNCIA DO PROJETO:


O projeto produzirá ganhos pedagógicos na arte, na economia e no meio ambiente a coleta seletiva de lixo pode ser um eficiente instrumento pedagógico multi e interdisciplinar para obtenção de novas posturas e mentalidades de nossa espécie com o planeta.A implantação do projeto implicará na economia de recursos naturais, que deixarão de ser explorados;
de energia que deixará de ser usada ou terá sua quantidade reduzida; para a comunidade escolar, que passará a ter no lixo uma importante fonte de recurso suplementar como o projeto de toneladas de lixo deixarão de ir para atuais vazadouros, aumentando sua vida útil, além de evitar a formação de lixeiras clandestinas em terrenos baldios, valões , etc, contribuindo de forma geral para melhor qualidade de vida urbana.
Esse projeto que traz atividades variadas na área das artes plásticas, buscando formas adequadas e racionais para alcançarem os objetivos da reciclagem e a conscientização do mudar e inovar.





AVALIAÇÃO



A avaliação ocorrerá por todo processo de ensino da aprendizagem, observando alguns critérios como:

° Participação nas atividades desenvolvidas;
° Processo de desenvolvimento e crescimento de suas habilidades.




Referências Bibliográficas

Revista Aprende Brasil – Ano 2 Nº. 5 Junho/julho de 2005

Revista Istoé – Nº. 1640 7 de Março/2001
www.istoé.com.br

Revista de mulher para mulher Marisa – Nº. 3 marisa.com.BR

Parâmetros Curriculares Nacionais






CRONOGRAMA



Etapa Dia Duração Alunos Material Utilizado


Texto: "Lixo Segunda 1h e 30m 20 Texto e Xerox

que não

é lixo"


Questionário Terça 2h e 30m 20 Papel Ofício

Discussão


Confecção de Quarta 2h e 30m 20 Cartolina, lápis,tesoura, cola

Cartazes


Distribuição Quinta 2h e 30m 20 Imagens

de imagens




Mural de Sexta 2h 20 Encerramento

Imagens






Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaime Lacet

LOCAL: Santa Rita SÉRIE: EJA

Plano de aula
Conteúdo
Texto: Lixo que não é Lixo
(Preservação do Meio Ambiente)














Objetivos do Projeto

Mudança de um contexto interno de um problema da escola e até mesmo da comunidade que faz necessário delinear o plano da intervenção preventiva para garantir situações inovadoras, garantindo assim uma adaptação e conscientização do alunado.




Metodologia

Promover uma semana de oficina ( reciclagem )




Debate do texto ( conversa informal )
Produção de painéis ( imagens )
Apresentação de vídeos




Músicas ( Lixo Jamais eu quero é limpeza )

- Recursos Utilizados:
Vídeos e DVD
Cartolinas, cola, tesouras, imagens. Recursos humanos (alunos e Professores








2 comentários:

Unknown disse...

parabéns pela iniciativa de um projeto prazeroso, importantre e que traz benefícios aos alunos e a toda comunidade!!!! elaine L. Cunha

Unknown disse...

parabéns pela iniciativa de um projeto prazeroso, importantre e que traz benefícios aos alunos e a toda comunidade!!!! elaine L. Cunha