quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Metodologia de Ensino: Apontameno sobre a cultura visual

Fichamento do Texto “Apontamento sobre a cultura visual” de Suzana Rangel Oliveira da Cunha.

Por Gabrielle M. de Souza Leite

Resumo

O texto fala sobre o condicionamento da imagem, e as construções de idéias em torno dela, a autora chama a atenção do texto sobre a cultura visual no contexto educacional e a apropriação dos veículos de comunicação.

O texto aborda a temática, cultura visual, e a construção de sentidos pré-estabelecidos pela sociedade ocidental, acerca de imagens. A autora chama atenção para essa apropriação pelos veículos de comunicação e nos convida a refletir sobre as concessões que fazemos sobre determinados temas.

1. Cultura visual em materiais visuais. É todo tipo de exame a experiências cotidianas fixadas, se apropria de diferentes campos humanísticos, que dão suporte e contribuem com elementos teóricos.

“Esta abordagem reflete e analisa como o universo visual – aquilo que se vê - e a visualização – os modos de ver e as tecnologias da visão – estão constituindo.” P.2.

  1. Visualidade x visão

Visão é função assegurada pelos olhos, que informa aos indivíduos, distância, a forma e a cor dos objetos.

Visualidade é a maneira como vamos construindo nossos olhares sobre determinados campos.

“Encetamos nossos olhares para aquilo que faz sentido dentro de nossas vivências sócio-culturais”. P. 2

  1. Educação e cultura visual:

Uma trama entre imagens e infância. As imagens desde muito tempo promovem na educação uma concepção acerca do mundo dentro e fora dos espaços escolares e que resultou em uma civilização severamente visual.

“Por vivermos em uma cultura devotada as imagens, as imagens penetram em nossas vidas, se aderem aos nossos pensamentos sem nos darmos conta dos efeitos delas sobre nós” P. 6

  1. A quem pertence nosso olhar

As imagens possuem o poder de criar realidades, que traduzem um mundo irreal sem conflitos e divergências “... a necessidade de direcionarmos um olhar atento e crítico ao universo visual” P. 10.

  1. Pedagogia visual

Processo educativo a partir de imagens que propicia um maior entendimento da imagem, formula conhecimentos, que produzem efeitos de sentido.

“E fundamental para que se compreenda como estamos sendo regulados”. P. 10

  1. Apreciação crítica

Apontamento da cultura visual toma como pressuposto a concepção do mundo a partir de imagens, ela ressalta a cultura visual no ocidente e como até mesmo nos impede de realmente ver as imagens (no sentido correto da palavra). O texto tem uma linguagem simples que facilita a leitura e propicia uma reflexão intensa, o exemplo utilizado nos permite desenvolver um questionamento acerca da visibilidade defendida por ela e a bibliografia utilizada por Suzana nos mostra o quanto a sua obra é rica em conceitos o que permite que tomemos os fundamentos da cultura visual da mesma e nos permite discussões muito ricas e pertinentes. Sua leitura desperta o desejo de tentar desvendar os mistérios das imagens.

Postagem: Gabrielle M. de Souza Leite

Nenhum comentário: