terça-feira, 23 de outubro de 2007

Metodologia de Ensino- Vânia Maria da Silva.

Fichamento do texto “Apontamentos sobre a Cultura Visual” de Susana Rangel da Cunha, pesquisadora e professora de Educação da UFRGS, na área de Educação Infantil e Artes Visuais. Mestre e Doutora em Educação pela mesma Universidade.
O texto evidencia o significado da expressão “Cultura Visual” e todos os aspectos que saltam ao seu redor, a partir de uma visão educativa, enfatizando a necessidade de estarmos plugados com sua modalidade contemporânea no ensino das artes visuais.Trazendo uma gama de conceitos de vários autores, nos dá a dimensão da história da cultura visual do ocidente, onde se considera a igreja católica ocidental, como a primeira instituição a formular determinados regimes escórpicos com intenção de educar o olhar. E, sem dúvida, as artes visuais em particular contribuíram para que elaborássemos nossas representações de mundo acerca do passado, e também do presente, a partir de determinados pontos de vista.
E por fim, uma intensa chamada de atenção direcionada o linha pedagógica visual, pois elas formulam conhecimento e sabedoria que não são ensinados e aprendidos explicitamente, mas que existem, circulam, são aceitos e produzem efeitos sobre as pessoas.
Segundo Nicholas Mirzoeff (2003:17), “ a cultura visual explora as ambivalências, os interstícios e lugares de resistência da vida cotidiana pós-moderna, buscando formas de trabalhar com as informações visuais desta nova realidade.
Acultura visual não é uma disciplina, mas um campo disciplinar e se preocupa em como as imagens são produzidas, distribuídas e utilizadas socialmente, como uma prática cultural que produz e negocia significados.”
Segundo Fernando Hernándes (200:52), “a cultura visual contribui para que os indivíduos fixem as representações sobre si mesmos e sobre o mundo e sobre os seus modos de pensar-se. A importância primordial da cultura visual é mediar o processo de como olharmos e como nos olharmos, e contribuir para a produção de mundos.”
Os autores Chris Jenks (1995), Nicholas Mirzoeff (1999), Gillian Rose (2001) e John Walker e Sarah Chaplin (2002:42) “distinguem a visão, como as possibilidades fisiológicas dos olhos, e a visualidade como a construção cultural dos nossos olhares.”
O autor Roger Simon (1995:74), “diz que as imagens podem ser entendidas como uma tecnologia cultura, como um conjunto de instrumentos, que carregam as histórias e significados construídos, portanto não pode ser consideradas “neutra”. “
O texto mostra uma riqueza visual de como elaborarmos visões sobre o mundo a partir de imagens de beijos entre casais de namorados,vinculadas nas diversas modalidades da cultura visual, como nos filmes, revistas infantis, obras de arte. Isso nos provoca a rever vários conceitos já criados, nos levando a constatar que vemos aquilo que a nossa cultura nos ensinou a ver e muitas vezes com resistência ao novo.
O texto em si, nos da oportunidade de colocar uma lente de aumento, para que possamos visualizar a responsabilidade ao trabalharmos com imagens. Pois elas possuem a capacidade de construir e desconstruir conceitos, identidades e visões de mundo a partir de seus ensinamentos.

Metodologia de Ensino
Aluna: Vânia Maria da Silva
Matrícula:10423868

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