sexta-feira, 26 de outubro de 2007

APONTAMENTOS SUBRE A CULTURA VISUAL

A cultura visual é um movimento entre diferentes campos, que vinculados uns aos outros, criam modos particulares de análises sobre os materiais visuais, como as imagens, artefatos ou objetos visuais, esta abordagem reflete e analisa como o universo visual, aquilo que se vê e a visualização, os modos de ver e as tecnologias da visão se preocupa com as imagens que são produzidas, distribuídas e utilizadas socialmente.
Segundo Fernando Hernández (2000:52) a cultura visual contribui para que os indivíduos fixem as representações sobre si mesmos, sobre o mundo e sobre como olhamos e como nos olhamos, e contribuir para produção de mundos.
Muitos estudiosos da cultura visual como Chris Jenks, Nicholas Mirzoeff, Gillian Rose, John Walker e Sarah Chaplin, distinguem a visão, como função assegurada pelos olhos e pelo cérebro do homem e da maioria dos animais que informa ao indivíduo a distancia a forma e a cor dos objetos colocados em seu campo visual exposto à luz.
Segundo Mirzoeff, ver é mais importante do que crer. Não é uma parte da vida cotidiana, mas a vida cotidiana em si mesma nos leva a pensar no quanto as imagens, sejam elas editadas pelos meios de comunicação ou mesmo as fotografias é uma prova de existência.
A autora Nancy Pauly, aponta que apesar das imagens visuais terem se transformado num dos meios mais persuasivos de comunicação, no último século, as escolas têm ignorado solenemente seu enorme poder social, histórico e cultural como um texto cultural. Ainda assim, as imagens visuais e as experiências de ver e ser visto saturam os espaços públicos e privados, influenciando a forma como as crianças, os adolescentes e os professores aprendem, agem ou transformam suas identidades, valores e omportamentos.


MARIA JOSÉ BEZERRA DA SILVA

Nenhum comentário: