quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Metodologia de Ensino: Fichamento de “Os educadores do futuro” (Gabrielle M. de Souza Leite)

Fichamento do texto “Os educadores do futuro” (Isto é online)
Por Gabrielle M. de Souza Leite

Resumo:

Neste texto o ex-ministro da educação, o senador Cristovam Buarque questiona o perfil do educador tradicional e alerta para aos novos recursos que serão usados em sala de aula.

  1. O quadro negro

Foi o grande salto na educação, este propiciou educação a um maior número de pessoas.. “antes você dava discurso para muitos, mas aula mesmo era para poucos”.

  1. O computador

Trouxe a segunda revolução na sala de aula, que exige que oprofessor aprenda cada vez mais.
“O ator principal não é mais o professor: são o professor, o aluno e a mídia”

  1. Um novo comportamento

A universidade ainda forma profissionais de uma maneira arcaica, e precisa que o jovem profissional se aproprie de novos recursos para que o diálogo entre aluno e professor possa fluir melhor.

“O aluno pode estar fazendo coisas que ele (o professor) não domina”.

  1. A solução

A estrutura escolar ainda se mantém arcaica para a chegada de computadores. A solução seria computadores conectados a uma central de processamento, uma espécie de computador incompleto.

“Você tem acesso a todos os softwares que estão nesse banco de dados. Não precisa comprá-los”.

  1. Apreciação crítica

Neste texto Cristovam Buarque aponta para uma problemática, o uso de computador na sala de aula defendido por ele, mas essa mudança ocorrerá de forma gradual já que as políticas educativas caminham a passos lentos.

A teoria do ex-ministro é muito eloqüente, mas a sua passagem pelo ministério não causou nenhuma espécie de revolução que o mesmo defende.

O texto é válido para nós educadores que buscamos uma educação com qualidade, mas que sozinhos não obteremos nenhum resultado significativo. Chegaremos à modernidade quando caminharmos unidos, professores, ministério, alunos e família.


Nenhum comentário: