Fichamento do texto “Em busca de diálogos significativos nas aulas de artes visuais” de Erinaldo Alves do Nascimento
Por Gabrielle M. de Souza Leite
Resumo:
A abordagem inicial incita o leitor a repensar os diálogos nas aulas de artes visuais, após a propblematização o autor nos mostra caminhos a percorre para ma prática educacional envolvente que ofereça ao alundao a incorporação e a reflexão sobre o que aprendeu e o mundo em que vive.
1. A Problematização
A falta de dialogo nas instituições de ensino, faz com que as aulas pareçam desinteressantes aos alunos.
O fato agrava a falta de criticidade dos alunos e ainda não se executa pedagogias problematizadoras e certos educadores ainda vêem os alunos como alienados culturalmente.
"Temos dificuldades em potencializar a discussão a partir do que o aluno já sabe”.
2. Caminhos a seguir
2.1.Construir diálogos a partir do cotidiano do alunado.
- a escola atual desrespeita a necessidade de articular e relacionar as imagens do cotidiano.
- a escola se mostra desinteressante ao alunado porque ainda não relaciona escola com a vida.
“a escola esqueceu que só aprendemos quando estamos interessados”.
2.2. Comparação de imagens
As comparações de processos de representações são muito eficientes para ampliar o processo de compreensão crítica em relação às imagens, imagens auxiliam no processo de aprendizagem a partir de uma determinada temática.
“a arte, em suas diferentes linguagens, é um campo no qual é possível detectar atitudes e provocações de desobediência , de ignorar palavras de ordem, de provocar mudanças em sua relação ao sistema vigente”.
3. Comparação de épocas e culturas diferentes
A finalidade não é entender as origens, mas sim entender de que forma estamos interpretando as imagens de um modo e não de outro.
“Comparar imagens de culturas diferentes é importante para ajudar a promover o “estranhamento “ do que nos é familiar”.
4. Falar a partir de imagens
Ter como referência uma imagem que sirva de referência para discursos. “O uso das imagens ainda precisa se consolidar como o elemento nucleado do dialogo”
5. Ampliação do dialogo como a comunicação escolar
A participação da comunidade é fundamental, os familiares têm o direito de serem informados sobre as atividades educacionais.
6. Dispositivos de aprendizagem
A escola tradicional ainda se intitula como templo do saber. Existem inúmeros possibilidades e situações que podem auxiliar a prática educativa a própria cidade pode ser uma delas.
7. Novas tecnologias
Adotar novas tecnologias e ampliar a visão do alunado e incorporar novos desafios a prática de ensino.
8. Envolver o alunado em todo o processo de ensino
Principio fundamental para aulas mais instrutivas. “ensina-me e eu esquecerei; conte-me e eu lembrarei; envolva-me e eu aprenderei.”
9. Registro da Aprendizagem
O registro das aulas contribuem para a fixação e para consulta.
10. Interdisciplinaridade
A interdisciplinaridade contribui para a aproximação dos conteúdos e esta prática obtém ótimos resultados.
Avaliar é rever, repensar, tentar agir e reagir é ter disposição para mudar.
Apreciação crítica
O texto “em busca de diálogos significativos nas aulas de artes visuais” alerta sobre as necessidades de mudança em sala de aula, a linguagem é simples e de fácil entendimento, o texto nos faz ver e trilhar o caminho através dos tópicos sobre como seria uma aula realmente significativa.
Os tópicos de mais importância são: envolvimento do aluno, dispositivos de aprendizagem, creio que esses são as grandes pedras do caminho para a evolução educacional; pois a primeira prepara o caminho e com a segunda o aluno aprende sem perceber.
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