quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Fichamento (Gabrielle Souza)

Fichamento do texto “Em busca de diálogos significativos nas aulas de artes visuais” de Erinaldo Alves do Nascimento

Por Gabrielle M. de Souza Leite

Resumo:
A abordagem inicial incita o leitor a repensar os diálogos nas aulas de artes visuais, após a propblematização o autor nos mostra caminhos a percorre para ma prática educacional envolvente que ofereça ao alundao a incorporação e a reflexão sobre o que aprendeu e o mundo em que vive.

1. A Problematização
A falta de dialogo nas instituições de ensino, faz com que as aulas pareçam desinteressantes aos alunos.
O fato agrava a falta de criticidade dos alunos e ainda não se executa pedagogias problematizadoras e certos educadores ainda vêem os alunos como alienados culturalmente.
"Temos dificuldades em potencializar a discussão a partir do que o aluno já sabe”.

2. Caminhos a seguir
2.1.Construir diálogos a partir do cotidiano do alunado.
- a escola atual desrespeita a necessidade de articular e relacionar as imagens do cotidiano.
- a escola se mostra desinteressante ao alunado porque ainda não relaciona escola com a vida.
“a escola esqueceu que só aprendemos quando estamos interessados”.

2.2. Comparação de imagens
As comparações de processos de representações são muito eficientes para ampliar o processo de compreensão crítica em relação às imagens, imagens auxiliam no processo de aprendizagem a partir de uma determinada temática.
“a arte, em suas diferentes linguagens, é um campo no qual é possível detectar atitudes e provocações de desobediência , de ignorar palavras de ordem, de provocar mudanças em sua relação ao sistema vigente”.

3. Comparação de épocas e culturas diferentes
A finalidade não é entender as origens, mas sim entender de que forma estamos interpretando as imagens de um modo e não de outro.
“Comparar imagens de culturas diferentes é importante para ajudar a promover o “estranhamento “ do que nos é familiar”.

4. Falar a partir de imagens
Ter como referência uma imagem que sirva de referência para discursos. “O uso das imagens ainda precisa se consolidar como o elemento nucleado do dialogo”

5. Ampliação do dialogo como a comunicação escolar
A participação da comunidade é fundamental, os familiares têm o direito de serem informados sobre as atividades educacionais.

6. Dispositivos de aprendizagem
A escola tradicional ainda se intitula como templo do saber. Existem inúmeros possibilidades e situações que podem auxiliar a prática educativa a própria cidade pode ser uma delas.

7. Novas tecnologias
Adotar novas tecnologias e ampliar a visão do alunado e incorporar novos desafios a prática de ensino.

8. Envolver o alunado em todo o processo de ensino
Principio fundamental para aulas mais instrutivas. “ensina-me e eu esquecerei; conte-me e eu lembrarei; envolva-me e eu aprenderei.”

9. Registro da Aprendizagem
O registro das aulas contribuem para a fixação e para consulta.

10. Interdisciplinaridade
A interdisciplinaridade contribui para a aproximação dos conteúdos e esta prática obtém ótimos resultados.

11. Avaliar o processo
Avaliar é rever, repensar, tentar agir e reagir é ter disposição para mudar.

Apreciação crítica

O texto “em busca de diálogos significativos nas aulas de artes visuais” alerta sobre as necessidades de mudança em sala de aula, a linguagem é simples e de fácil entendimento, o texto nos faz ver e trilhar o caminho através dos tópicos sobre como seria uma aula realmente significativa.
Os tópicos de mais importância são: envolvimento do aluno, dispositivos de aprendizagem, creio que esses são as grandes pedras do caminho para a evolução educacional; pois a primeira prepara o caminho e com a segunda o aluno aprende sem perceber.

Nenhum comentário: