terça-feira, 30 de outubro de 2007

Postagem dos Fichamentos: Evaldo

Aluno: Evaldo Miranda de Araújo
Disciplina: Metodologia do Ensino das Artes Visuais
Profº Erinaldo Alves.


Fichamento
Texto: Em busca de diálogos significativos nas aulas de artes visuais

O texto aponta para uma série de desencontros no que diz respeito ao ensino de artes visuais na maioria das instituições. A partir do momento em que se considera o alunado como uma tábua rasa e impõe sobre ele uma grande quantidade de informações acerca de um conteúdo desconhecido e descontextualizado com sua realidade é realmente um “ensino” excludente e desmotivante. É função do professor criar situações que propicie a ligação entre o aluno, seu contexto e o desconhecido, tornando de fato um diálogo significativo, rico e efetivo. Sabemos que não é tarefa fácil, sabemos também que existem limitações por ambas as partes, porém, estar consciente dessas dificuldades e buscar soluções é imprescindível para transformar monólogos em diálogos prazerosos. O uso de novas tecnologias também deve estar aliado às aulas como recursos motivadores e renovadores das situações estáticas que se encontram nas aulas de artes visuais. Sabemos que há uma grande dificuldade em termos de recursos para dinamizar as aulas, cada escola apresenta uma realidade diferente, mas, é possível fazer outras atividades que não se limitem apenas ao quadro e ao giz.

Fonte: Em busca de diálogos significativos na aulas de artes visuais – Esboço de Palestra proferida no II Seminário “Arte e Público” em Recife, no período de 17 a 20 julho de 2007 no Campus da UFPE.



Fichamento
Texto: Trabalho por Projetos


O trabalho por projeto no que se refere a educação, de acordo com o texto assumi uma outra ótica diferente da que predomina desde muitos anos, em oposição a forma de ensino tradicional, assim conhecido, o trabalho por projetos visa de fato viabilizar e assegurar a efetivação do aprendizado de uma forma mútua sem colocar hierarquicamente o professor como sendo o conhecedor da verdade absoluta, ou seja, a participação dos educandos no processo de construção desse saber e dessa compreensão coloca o mesmo como agente atuante, reflexivo e consciente do seu papel na sociedade.
Sabemos que não faz parte da nossa cultura educacional oferecer um ensino que liberte o alunado, que lhes dê condições de torná-lo um ser crítico e autônomo, tal educação ainda forma cérebros oprimidos e desmotivados. A evasão escolar é um indicador legítimo dessa prática que insiste em se perpetuar. Ache que o trabalho por projetos é fruto do processo de democratização que a passos lentos já anuncia sua chegada. Sabemos que não é nada fácil esse processo de transição e que isso é só o início de uma longa caminhada rumo à democratização do ensino e de uma educação para todos. Nessa perspectiva o aluno torna-se valorizado e consequentemente valoriza o que ele cria, pensa e sente melhorando sua auto-estima e suas relações interpessoais.

HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual, mudança educativa e projeto de trabalho. São Paulo: Artes Médicas,2000 – Texto: Trabalho por Projetos – sistematização do texto: Profº Erinaldo Alves (UFPB)


Fichamento
Texto: Aprendendo com a Escola da Ponte a ver e agir na educação de uma outra maneira

O texto nos possibilita uma reflexão rica acerca do nosso atual sistema de ensino brasileiro, nos instiga a questionar nossa prática pedagógica, o papel da escola e família e nos induz a um olhar diferente, diferenciado e especial para o nosso alunado.
Valores como a solidariedade, responsabilidade e liberdade são enfatizados como base para um crescimento efetivo e formação para o exercício da cidadania dos alunos. Também é ressaltado como fonte motivadora o poder de escolha por parte dos alunos da sua área de interesse. É bastante rica a metodologia de trabalhar com grupos heterogêneos e espaços diversificando e quebrando rotinas dando uma dinâmica necessária as aulas.
O texto provoca inquietações não só por suas idéias, mas principalmente pelo compromisso que devemos ter em envolver de fato nosso alunado.

Fonte: site da Escola da Ponte
http://www.eb1-ponte-n1.rcts.pt/html2/portug/projecto/projecto.htm



Fichamento
Texto: Os Educadores do Futuro


O texto fala da importância da utilização do computador nas salas de aula e faz um alerta para que os educadores se conscientizem dessa real necessidade. Fica claro essa necessidade no seguinte fragmento do texto “o menino que navegou à noite na internet chega na aula, de manhã, sabendo de coisas que o professor desconhece” concluimos então que o computador já faz parte da rotina de vários educandos e que a sua utilização pelos educadores em sala de aula é um requisito básico para modernizar o ensino como também acelerar, compartilhar e melhorar a qualidade da informação no processo de ensino aprendizagem.

Fonte: http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/1964/artigo52915-1.htm


Comentários sobre a Resolução 09/2006

É muito gratificante como educador da área de artes saber que há um entendimento em relação à importância da arte na formação dos indivíduos, principalmente por tal entendimento ser oficializado no município de João Pessoa através da Resolução 09/2006. É de fato um avanço que contribuirá para o desenvolvimento não só cultural, mas também na formação de cidadãos mais críticos.
Outro ponto muito importante é tratado no capítulo VI, que fala da docência, que de acordo com essa Resolução ficou estabelecido pré-requisitos indispensáveis para a atuação de professores nas aulas de arte, como por exemplo, a formação em nível superior em cursos de licenciatura da área, com isso, é possível se sentir valorizado como professor e assegurar um ensino mais consistente na área de arte de acordo com a especialidade na formação inicial.



Fichamento
Texto: Apontamentos sobre a cultura visual

O texto “Apontamento sobre a cultura visual” é um imprescindível instrumento introdutório de interesse mútuo para professores de diversas áreas do conhecimento, já que tal campo de estudo se relaciona com outros campos disciplinares como Estética, Antropologia, Crítica e História da Arte, Estudos do Gênero, Psicologia, Sociologia, etc. devido ao seu caráter interdisciplinar, o estudo da cultura visual provoca uma rica e complexa discussão acerca do seu objeto de estudo e suas implicações na construção do universo visual (aquilo que se vê – e a visualidade – os modos de ver e as tecnologias da visão) como também a forma como este processo vem nos constituindo.
De acordo com Fernando Hernández, a cultura visual contribui para que os indivíduos fixem as representações sobre si mesmo e sobre o mundo e sobre seus modos de pensar-se. A importância primordial da cultura visual é mediar o processo de como olhamos e nos olhamos e contribuir para a visão de mundos. De acordo com tal afirmação, cabe a escola, instituição encarregada de educar crianças, jovens, etc. se apropriar desse conhecimento e através, principalmente dos educadores de artes visuais contribuir com o desenvolvimento crítico de seus alunos e alunas, preparando seus olhares, alertando e sinalizando para os múltiplos significados que a imagem produz como também o poder de convencimento que elas possuem para moldar as mentes e olhares desatentos.


Fonte: Apontamentos Sobre Cultura Visual – Texto: Profª Susana R. V. da Cunha (UFRGS)

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