quarta-feira, 31 de outubro de 2007

FICHAMENTO
Entrevista com Cristóvão Buarque (Ex-ministro da Educação), Os Educadores do Futuro. Revista: IstoÉ 1964 [In] www.terra.com.br/istoe/edicoes/1964/artigo52915-1.htm. Visitado em 03 de Agosto de 2007.

RESUMO

Cristóvão Buarque não só defende o uso dos computares nas salas de aula como também afirma que ele exige um novo perfil de professor, atualizado com o seu tempo, já que ele (o professor) não é mais “O ator principal”.

CITAÇÔES E COMENTÀRIOS

“Em um quadro negro, quem fala de sistema solar mostra Marte num lugar, Vênus em outro. Com o computador, você põe isso em três dimensões”

Os computadores se tornaram uma arma indispensável para uma boa aula, onde passaram a ser mais dinâmicas e envolventes. Como as imagens são importantes para uma boa absorção do conteúdo, os computadores vieram trazer essas imagens com boa qualidade e de fácil acesso.

“O professor do meu tempo vai desaparecer”

Os professores não podem mais ficar somente com aquilo que aprenderam na universidade, parados no tempo, como se nada de novo acontecesse, a cada dia ocorrem novas descobertas, e a internet está aí para divulgá-las, de livre acesso para qualquer um, se o professor não buscar essas novas informações vai ficar obsoleto. “O ator principal não é mais o professor. São o professor, o aluno e a mídia. Ele não é mais o dono do saber, nem da informação.”

“O professor que simplesmente não quer usar o computador é como um médico que prefere não usar uma tomografia computadorizada.”

Hoje é difícil imaginar como seria sem as facilidades trazidas pelos computadores, como nos comunicaríamos sem os e-mails que são instantâneos, dependendo de cartas, como teríamos acesso as informações, que dependiam de livros muitas vezes inacessíveis ou empoeirados. Diante de tantas facilidades é imprescindível que os professores não aprendam a usar essa arma tão potente para um seu aperfeiçoamento profissional.

IDEAÇÃO

Não só o computador, mas o acesso a internet se torna cada dia mais fundamental para uma aula de boa qualidade, as aulas de informática deveriam ser implantadas como matéria obrigatória em todas as escolas. O acesso a internet cada vez mais acessível, até mesmo pelos mais carentes, através das lan-house, só tem sentido se tiver uma orientação, para que não fique só de Orkut ou Bate Papo. É aí que o professor deve entrar, na orientação, e para isso ele também deve está se atualizando e sintonizado com as inovações.
Por: Andréia Germano de Barros - Matrícula: 10323691

Nenhum comentário: