sábado, 3 de novembro de 2007

FICHAMENTO:

EM BUSCA DE DIÁLOGOS SIGNIFICATIVOS NAS AULAS DE ARTE VISUAIS.

Professor: Erinal Alves do Nascimento

Segundo o autor, Que tipo de diálogo estamos travando nas aulas de Artes Visuais? São diálogos interessantes, necessários e significativos para o aluno?
São diálogos ampliadores da visão é da compreensão do aluno? Estamos mudando a escola e o sistema educacional a partir do diálogo? Ou estamos dialogando sem perspectiva de mudança?
O diálogo na educação quando é levado em consideração para incorporar críticas e possibilidades de mudanças, como as relações de saber e poder estabelecidas, criando outras possibilidades convivência. As escolas e as demais instituições de ensino e de cultura precisam urgentemente de diálogos.
Precisam contar com gente dispostos a ver na outra pessoa uma oportunidade de crescimento. Ainda não aplicamos os conselhos de Paulo Freire, ou seja, não executamos pedagogias problematizadoras ou da pergunta entre tantas outras que foram propostas. Quando ocorrem alguns diálogos são raros os que consideram o aluno um interlocutor capaz.
Em razão dessa visão preconceituosa em relação ao aluno as perguntas proferidas pela professora do em geral e nas aulas de Artes em particular são pouco problematizadoras. Tal situação levou Fernando Hernandez a escrever um texto, sobre a importância das boas perguntas para facilitara compreensão nas aulas de Artes Visuais.
O ensino de Artes Visuais na atualidade e que pode favorecer um diálogo e que propiciador de desenvolvimento cultural critica em relação às imagens.
Para tanto o diálogo é essencial nas instituições de ensino e nas artes visuais, só ele é capaz de levar o aluno a questionar, criticar, a transformar tradicionais.
O diálogo leva o aluno a ter uma visão ampla, proporcionando uma aprendizagem significativa, socializando, escutando, analisando os problemas e buscando soluções. O envolvimento do educando no processo de ensino aprendizagem, é sem dúvidas o principio fundamental para termos aulas envolventes e provocantes.
Sendo assim cabe ao educador proporcionar ao aluno o questionamento necessário para estes diálogos acontecerem de maneira prazerosa levando o aluno a refletir sobre o que estão vendo e compreendendo nas aulas de artes e em outras disciplinas.
Nas artes visuais hoje buscamos diálogos para desenvolver o pensamento crítico e reflexivo do aluno.
A arte abre perspectivas para que o aluno tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão esteja presente. A arte ensina que é possível transformar continuamente a existência que é preciso mudar referência a cada momento.

Bibliografia:

Esboço da palestra proferida no II Seminário “Arte e Pública”, ocorrido em Recife, no período de 17 a 20 de julho de 2007, no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Edna Fernandes do Nascimento

Nenhum comentário: