segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Cultura Visual


Tomando como ponto de partida para justificar esse trabalho, segundo Fernandes Hernadez, em seu comentário sobre cultura visual a importância da presença do ensino de Arte na escola contribui para que os indivíduos fixem as representações sobre si mesmos e sobre o mundo e sobre seus modos de pensar-se.
A importância primordial da cultura visual é mediar o processo de como olhamos e como nos olhamos, e contribuir para a produção de mundos.
Muitos estudiosos da cultura visual como Chris Jenks, Nicholas Mirzoeff, Gillian Rose, John Walker e Sarah Chaplim distinguem a visão, como as possibilidades fisiológicas dos olhos e a visualidade como a construção cultural dos nossos olhares.
Oerecer condiççao para que o indivíduo desenvolva seu olhar, de modo que ele possa se aproprias desde cedo da produção da cultura na qual está inserido, dando-lhe subsídios para analisar criticamente a realidade que o cerca, esse é um dos papéis da educação, buscando a formação de indivíduos participantes da sociedade e conscientes no seu exercício de cidadania.


Referências

HERNANDEZ, Fernandes. Cultura Visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas Sul,2000.


Gilvanete Alcântara

Nenhum comentário: