sábado, 3 de novembro de 2007

FICHAMENTO: “TRABALHO POR PROJETOS”


Segundo o autor “Fernando Hernádez”, trabalha por projeto trata-se de uma tentativa de repensar e refazer a escola, reorganizando a gestão do espaço, do tempo da relação entre docentes e alunos, dos sabores a serem ensinados.
O projeto sendo essencialmente Curricular tenta se livrar do modo tradicional de ver e de operacionalizar o Currículo, muitas vezes auto-imposto pela tradição docente e escolar. O currículo é entendido como o planejamento de atividades organizadas de modo a promover o conhecimento dos alunos.
Um projeto parte de um problema discutido com a turma considerado relevante para a área de conhecimento para a vida dos alunos e para os professores.
Pode ser sobre uma inquietação ou sobre uma visão a respeito do mundo. O problema pode passar por várias séries, adequando-se aos níveis de interesses dos alunos. Para detectar um problema ou problematizar algo “natural” que está acontecendo dentro e fora da sala de aula. O importante é fazer algo que desperte o interesse deles e não o que gostam.
O percurso do projeto precisa favorecer a análise, a interpretação e a crítica estabelecida a partir do ponto de vista.
Não se trata de uma metodologia de ensino, mas de uma forma de entender o sentido da escolaridade.
Portanto, em um projeto de trabalho os próprios alunos começam a participar do processo de criação, procurando respostas e buscando soluções. Nesse processo o mais importante é o levantamento de dúvidas e definições dos objetivos da aprendizagem.
Os projetos de trabalho aproximam a escola do aluno e se associam a pesquisar sobre o interesse do educando, a curiosidade e investigação dos fatos atuais. Os professores discutem a proposta de trabalhar enfatizando suas dúvidas, enriquecendo suas idéias e sugestões para que dessa maneira todos se envolvam no processo.
Sendo assim o aluno nunca estará sozinho, pois o projeto de trabalho é coletivo e começa de um problema inicial.
Dessa forma trabalhar com projeto é uma das opções que o professor utiliza para desenvolver suas aulas e trabalhar com diferentes metodologias levando o aluno a analisar, a interpretar, a criticar e transformar a partir do seu pondo de vista.

Bibliografia:

As respostas foram extraídas a partir das leituras de HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual, mudança educativa e projeto de trabalho. São Paulo. Artes Médicas, 2000.

Edna Fernandes do Nascimento

Nenhum comentário: