quinta-feira, 1 de novembro de 2007

FICHAMENTO - Trabalhos por Projetos

NASCIMENTO, Erinaldo Alves. Trabalhos por Projetos. Sistematização. Respostas extraídas a partir das leituras de HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. São Paulo: Artes Médicas, 2000.

RESUMO

O texto traz um estudo sobre trabalhos educacionais por projetos, ou seja, nos mostra a importância de se ter um bom projeto (Idéia que se forma de executar ou realizar algo), dando importância também a superabundância de informações existes, e que acaba ficando fora do currículo escolar. Orienta para uma boa realização de projetos e traz as principais características de um trabalho por projetos.

CITAÇÕES E COMENTÀRIOS

“O trabalho por projeto é uma maneira de questionar porque a escola ensina algumas disciplinas e não outras.”

Diante de tantas informações, e levando em consideração que algumas acabam sendo irrelevantes, as escolas acabam não dando importância a determinados assuntos e muita importância a outros. A modernidade nos impõe conhecimentos que a escola não está levando em consideração.
É possível elaborar um bom projeto estando atento no que acontece dentro e fora da escola, partindo de um problema encontrado dentro da realidade do aluno, podendo envolver outras disciplinas.

“O problema pode surgir de uma questão que as crianças levem para a escola ou ser um tema emergente na imprensa.”

Principais Características de um trabalho por projeto.

“ O percuso não segue uma trajetória fixa de ensinar e aprender. O professor passa a atuar como orientador, que pode ajudar com algumas informações, mas que precisa aprender outras no percuso do projeto.”

As aulas são ativas, não só o professor traz enformações, mas o alunado também, o professor passa a ser um orientador. Os diferentes pontos de vistas vão dando margem ao surgimento de diversas questões a serem levantadas. As respostas vão surgindo conforme o decorrer do percurso do projeto.

IDEAÇÂO

A importância dos projetos são visíveis, principalmente com os avanços das tecnologias e a necessidade de existir aulas mais proveitosas, que sirvam para a relaidade dos alunos. Realmente já se encontravam muito defasadas as aulas em que não se podia ousar. Os professores ficavam de mãos atadas, dento que comprir com a grade curricular.

Por: Andréia Germano de Barros – Matrícula 10323691

Nenhum comentário: