quarta-feira, 7 de novembro de 2007

FICHAMENTO 2 - Alberes Mendonça

NASCIMENTO, Erinaldo Alves. Trabalhos por Projetos. Sistematização. Respostas extraídas a partir das leituras de HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual, mudança educativa e projeto de trabalho. São Paulo: Artes Médicas, 2000.

RESUMO

O texto nos orienta para uma boa realização de projetos e de sua estruturação, num enfoque para a grande quantidade de informações existentes e que acabam por ficar fora do currículo escolar.

CITAÇÕES

“ O percurso não segue uma trajetória fixa de ensinar e aprender. O professor passa a atuar como orientador, que pode ajudar com algumas informações, mas que precisa aprender outras no percurso do projeto.”

“O problema pode surgir de uma questão que as crianças levem para a escola ou ser um tema emergente na imprensa.”

“O percurso não segue uma trajetória fixa de ensinar e aprender. O professor passa a atuar como orientador, que pode ajudar com algumas informações, mas que precisa aprender outras no percurso do projeto.”

COMENTÁRIOS

É imprescindível que a escola esteja atenta as necessidades dos alunos. Muitas vezes uma problemática pode ser o fio condutor para um bom projeto. Na verdade o projeto deve ser edificado a partir da existência de um “problema”. Nisto é extremamente fundamental o processo de escuta dos educandos, não deixando de considerar o que acontece dentro e fora da escola. Professores de outras disciplinas, os pais e até os funcionários da escola podem / devem estar envolvidos.

IDEAÇÃO

A escola hoje parece estar fora do contexto das mudanças ocorridas na sociedade. As exigências tecnológicas parecem estar distantes dos portões da escola. Por isso há tanta necessidade de projetos que contemplem esta nova realidade. Precisamos assumir o nosso papel de educadores e desatrofiar uma educação tão desatualizada. Precisamos ousar nos projetos tendo a certeza que para isso não existe limites. Os obstáculos muitas vezes somos nós que criamos.

Nenhum comentário: