quarta-feira, 7 de novembro de 2007

FICHAMENTO - Alberes Mendonça

Entrevista: Cristóvão Buarque. Os Educadores do Futuro. Revista IstoÉ.

RESUMO

Cristóvão fala do uso de computadores nas salas de aula e da necessidade do professor atualizado e antenado nas mudanças da sociedade. A escola deve adaptar-se às exigências de um novo tempo, onde o aluno é também protagonista.

CITAÇÕES

“O professor que simplesmente não quer usar o computador é como um médico que prefere não usar uma tomografia computadorizada.”

“Em um quadro negro, quem fala de sistema solar mostra Marte num lugar, Vênus em outro. Com o computador, você põe isso em três dimensões”

“O menino que navegou à noite na internet chega na aula, de manhã, sabendo de coisas que o professor desconhece.”

COMENTÁRIOS

Vivemos um momento histórico de constantes transformações, onde a cada dia as coisas se renovam. É imprescindível que as escolas com as suas equipes de professores estejam abertos a essas mudanças. A internet está sendo acessada pelas várias camadas da população. Ela é um instrumento que pode e deve ser usado pelos professores nas salas de aulas.

IDEAÇÃO

As lan-hauses tornaram-se o ponto de encontro dos adolescentes e jovens. Lá eles vislumbram um “mundo” de informações que não encontram nas salas de aula. Com certeza estamos testemunhado um momento histórico que influenciará definitivamente a maneira de educar nas escolas.

Nenhum comentário: