quinta-feira, 1 de novembro de 2007

FICHAMENTO - Em busca de diálogos significativos nas aulas de artes visuais

NASCIMENTO, Erinaldo Alves. Em busca de diálogos significativos na aulas de artes visuais. Esboço de Palestra proferida no II Seminário “Arte e Público”, ocorrido em Recife, no período de 17 a 20 de Julho de 2007, no Campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

RESUMO

O texto leva a refletir sobre a importância dos diálogos em sala de aula, especialmente nas aulas de artes visuais. Afirma que é essencial e necessário manter a troca de idéias, de opiniões e conceitos em todas as instituições de ensino. Fala ainda que a maioria considera o aluno como tabulas rasas, sem cultura. Mostra como as aulas de artes podem ser ainda mais envolventes. Fala da importância do uso de imagens de culturas e épocas distintas e do uso das novas Tecnologias associadas com as convencionais e a interdisciplinaridade.

CITAÇÕES E COMENTÁRIOS

“Estamos efetivamente dialogando com as crianças, adolescentes e adultos no ensino formal e não-formal? Temos monólogos ou diálogos?”

Não existe troca de informações quando se tem um monólogo, onde os alunos passam a maior parte do tempo calados, só escutando, quando muitas vezes estão ali só de corpo presente com o pensamento em outro lugar.

“Se houvesse diálogo em todas as instituições educacionais e culturais já teria acontecido uma revolução. Não continuaríamos tão resistente às mudanças como ainda somos.”

Nos diálogos não só os alunos aprendem como também os próprios professores, as aulas se tornam envolventes, o crescimento mútuo.

“Ainda não aplicamos os conselhos de Paulo Freire.”

Paulo Freire defende a tese de que deve haver uma busca conjunta entre professor e aluno das palavras e temas mais significativos da vida do aluno, através de conversas informais.

“Ainda são raros os que consideram o alunado como um interlocutor capaz.”

Não se pode conhecer a capacidade de um indivíduo sem dar importância a um diálogo, onde serão exportas todas potencialidade e dificuldades. Nenhuma pessoa é de todo uma ignorante, existem conhecimentos de mundo, e isso cada indivíduo possui, então não se pode dizer que alguém é capaz ou incapaz. O diálogo vem quebrar essa idéia falsa de que um aluno está ali só para aprender, deixando assim de ser “tábulas rasas”

“É imprescindível, hoje, relacionar imagens da arte, preservadas e encontradas em museus, em galerias de arte e demais instituições culturais com outras do cotidiano.”

“A Arte é parte integrante da cultura visual de cada época, que se modifica quando mudam as relaçoes de poder e de saber.”

“As images elaboradas em culturas diferentes colaboram para que possamos ver os valores da nossa sociedade por outra ótica.”

“O ideal é que toda aula tenha alguma imagem que sirva de referência para as discursões, quer sejam elas originais ou reproduzidas.”

Como já estamos muito acostumados com a nossa própria cultura, é comoum olharmos para as obras artísticas antigas e interpretá-las como algo diferente do que realmente representavam, por isso é importante fazer uso de imagens em sala de aula, relaciná-las com imagens de outras épocas, levando a entender melhor o significado de cada período, os comportamentos e como estão sendo vistos nos nos dias de hoje. Nos leva a refletir sobre culturas diferentes.

“O envolvimento do alunado no processo de ensino e aprendizagem é, sem dúvida, o princípio fundamental para termos aulas mais instigantes e envolventes.”

Não há nada pior para um professor do que pegar um aluno cochilando em sua aula enquanto os outros o ingnora. O desafio do professor é manter as aulas mais envolvente sem perder o foco nas informações. Fazer uso das novas tecnológia é impresindível, permitem uma revolução no aprendizado, mas devem ser interada com a troca de informações e as dinâmicas vivenciadas fora do ambiente escolar, estimulando e promovendo mudanças no aprendizado.

IDEAÇÂO

Os diálogos significativos, não só nas aulas de artes visuais como em qualquer disciplina, é importante para manter o interesse do alunado. Não existe uma aula de boa qualidade sem ter exposições de imagens, usando as tecnologias ou até mesmo em reproduções.

Por: Andréia Germano de Barros – Matrícula 10323691

Um comentário:

artesdeaffonso disse...

Parabéns pelo blog, excelente, que pena que não tem onde virar seguidor, caso contrário eu seria.