quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Universidade Federal da Paraíba
Centro de Filosofia Letras e Artes
Disciplina: Metodologia de Ensino
Professor: Erinaldo
Aluna: Vânia Maria da Silva
Matrícula: 10423868

FICHAMENTO 1 – ESCOLA DA PONTE- Instituição Pública que se notabilizou pelo projeto educativo inovador.

A Escola da Ponte surge com o desejo de romper com o modelo tradicional. Sua meta e concretizar uma efetiva diversificação das aprendizagens tendo por referência uma política de direitos humanos, que garanta as mesmas oportunidades educacionais e de realização para todos.
A Escola da Ponte tem José Pacheco, educador português que se orgulha de ter transformado seu sonho em realidade. Há 28 anos ele coordena essa Escola. Apesar de fazer parte da rede pública portuguesa, possui ensino básico,localizado a 30 quilômetros da cidade do Porto, em nada se parece com as demais.
A Ponte não segue um sistema baseado em seriação ou ciclos e seus professores não são responsáveis por uma disciplina ou por uma turma específica. As crianças ou adolescentes que lá estudam, muitos deles violentos, transferidos de outras instituições- definem quais são as suas áreas de interesse e desenvolvem projetos de pesquisa,tanto em grupo como individuais.
A cada ano, as crianças e jovens criam as regras de convivência que serão seguidas pelos educadores e familiares.
É fácil prever que problemas de adaptação acontecem.Há professores que vão embora e alunos que estranham tanta liberdade. Nada, no entanto, que faça a equipe desanimar.
O Sistema tem mostrado viável por pelo menos dois motivos: primeiro, porque os educadores estão abertos a mudanças; segundo, porque as famílias dos alunos apóiam e defendem a Escola idealizada por Pacheco.

COMENTÁRIO : A Escola da Ponte é um grande exemplo de: “Quem quer faz, não diz que vai fazer. Faz porque acredita que tudo é movimento e se transforma. A Escola da Ponte é um grande aprendizado.



FICHAMENTO 2- “EM BUSCA DE DIÁLOGOS SIGNIFICATIVOS NAS AULAS DE ERTES VISUAIS.’
Autor: Erinaldo Alves do Nascimento
Texto: Esboço de palestra proferida no II Seminário “Arte e Público”, ocorrido em Recife, no período de 17 a 20 de julho de 2007 no Campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).


O texto referido fala da necessidade de diálogo em todas as instituições educacionais e culturais, especialmente nas aulas de artes visuais. E, esse diálogo deve ser constituído a partir do diálogo com o aluno que, muitas vezes,ainda o enxergamos como tabulas rasas e como alienados culturalmente. Temos dificuldade em potencializar e a discussão a partir do que o aluno sabe.
Pra essa realização é extremamente importante adotar princípios coerentes e condizentes com a visão de artes visuais no nosso tempo, considerados um planejamento pedagógico.
1- Construir diálogos a partir do cotidiano do alunado;
2- Construir diálogos comparando imagens diferentes disseminadas no presente;
3- Construir diálogos comparando imagens de épocas e culturas diferentes;
4- Não falar de ou sobre imagens, mas a partir de imagens;
5- Ampliar o diálogo com a comunidade escolar
6- Considerar os espaços disponíveis, materiais e visualidades do contexto escolar e da cidade como dispositivos de aprendizagem;
7- Explorar as novas tecnologias (retro projetor, data show) associada com as tecnologias convencionais (quadro, giz, recortes, etc.;
8- Envolver o alunado em todo processo ensino e aprendizagem;
9- Registro de aprendizagem pelo alunado;
10- Vivenciar a interdisciplinaridade;
11- Aulas como obras de arte;
12- Disposição para rever o processo.

COMENTÁRIO- Proponho uma maior divulgação desse texto, pois ele nos presenteia várias possibilidades de motivação e envolvimento do alunado em qualquer área de ensino.Basta querer praticar o diálogo de verdade!!!!!!!!!!!


FICHAMENTO 3- Entrevista realizada com o Ex-Ministro da Educação, o Senador Cristóvão Buarque, publicada pela revista ISTOÈ, na data de 20/06/2007.
TÍTULO: “ Os educadores do Futuro” –O professor do meu tempo vai desaparecer.

Nesta publicação, Cristóvão Buarque coloca a sua visão sobre a entrada do computador nas instituições de ensino, se fazendo necessário um novo perfil de professor acreditando que na sala de aula terá três profissionais: o educador, o programador e o especialista em telecomunicações.
O autor também coloca que o aluno de hoje tem acesso a Internet, onde suas imagens tem movimentos em três dimensões sonorizadas e o quadro negro inventado no século XVIII, com suas imagens estáticas já não o atrai. As imagens adquiridas em segundos através do computador, são mais interessantes e profundas do que a explanação oral do professor. E, muitas vezes desconhecidas pelo mesmo.
Enfim, o professor tem que aprender a mexer no computado.

COMENTÁRIO: Essa questão merece ser aprofundada e ilustrada com outras leituras e projetos maravilhosos que foram desenvolvidos sobre o tema.



FICHAMENTO 4- Questões elaboradas pelo professor Erinaldo Alves do Nascimento sobre projetos,onde as respostas foram extraídas a partir das leituras de HERNÁNDEZ,Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. São Paulo: Artes Médicas, 2000.
TÍTULO: TRABALHO POR PROJETOS
Autor: Erinaldo Alves do Nascimento

O texto desenvolvido através de vários questionamentos mostra em essência, que trabalhar com projetos dá a possibilidade de se livrar do modo tradicional de ver e de operacionalizar o currículo, muitas vezes auto-imposto pela tradição docente e escolar. Representam a tentativa da valorização das perguntas e dúvidas dos alunos. Contempla a possibilidade de organizar o currículo a partir de problemas, os quais podem abranger vida, entre outros.
Segundo o texto, para realizar um projeto educacional, é necessário:
a) Ter um problema para iniciar o processo;
b) Elegem-se outras perguntas que vão nortear o processo;
c) Possibilidades pedagógicas;
d) Acolhe dúvidas e incertezas;
e) É articulador;Registro da aprendizagem; Faz novas conexões;
f) Preocupa-se com a socialização;
g) Duração.
E, por fim as principais características de um trabalho por projeto é que o professor passa a atuar como um orientador, que pode ajudar com algumas informações e aprender outras dando sentido a escolaridade baseado no ensino para compreensão.

COMENTÁRIO: “o texto mostra que, problemas detectados são fontes de grandes projetos educacionais, que jamais serão esquecidos na vida, porque foram aprendidos e apreendidos.”

Nenhum comentário: