domingo, 23 de setembro de 2007

COMENTÁRIOS de Gilson Barbosa do Nascimento

OS EDUCADORES DO FUTURO

O texto fala da importância da Internet no mundo atual e seu reflexo intenso na educação. Por outro lado aborda também o professor com a responsabilidade de se atualizar no mundo globalizado. Creio que o texto mostra os dois lados da moeda quando se refere exatamente ao homem e a máquina, ambos interagindo para um só objetivo: a informação. A Máquina (computador) com a praticidade e um leque de informação via tecnologia e o homem( professor) com seu conhecimento e raciocínio lógico adquirido através da sua experiência.

Copyright 1996, Editora Três.

TRABALHO POR PROJETOS.

Este segundo texto aborda essencialmente a necessidade de transformação de uma escola tradicional para uma escola inovadora, flexível e dinâmica, através de um projeto político pedagógico e transformador. Objetivando a quebra de paradigmas existentes, que constitui teorias e práticas pedagógicas extremamente ultrapassadas.
HERNANDEZ, Fernando,Cultura Visual,mudança educativa e projeto de trabalho.

EM BUSCA DE DIÁLOGOS SIGNIFICATIVOS NAS AULAS DE ARTES VISUAIS.

Nesse texto, temos a imagem como instrumento de base para o ensino aprendizagem, como também a exploração de recursos tecnológicos para o favorecimento de novas imagens.
Os itens seqüenciados no texto apresentam uma metodologia diferente e possibilidades diversas de se trabalhar com a imagem e de se comunicar através dela.

Palestra proferida no segundo seminário “Arte e Público”, ocorrido no Campus da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).

ESCOLA DA PONTE.

O texto fala da Escola da Ponte em Portugal, que sem dúvida nenhuma seria o sonho de qualquer escola do mundo. Mas que pensando nesse sonho para a nossa realidade (Brasil), seria praticamente impossível adotar a metodologia e a base curricular da devida escola, que tem como meta a liberdade, a responsabilidade e a solidariedade. Iríamos com certeza nos deparar com uma diferente realidade política, social econômica e principalmente cultural. Quem sabe num futuro próximo possamos conseguir a participação assídua dos pais nas atitudes pedagógicas da escola, um espaço adequado para cada disciplina e um corpo discente participante de projetos de preparação da cidadania.

Depoimentos de PACHECO,José. Entrevista: “Escola dos sonhos existente há 25 anos em Portugal”.

COMENTÁRIO DA AULA DO DIA: 14/09.

Não discutimos como combinado o texto Resolução 9/2006. Tivemos a apresentação de dois projetos elaborados por duas alunas da sala. O primeiro projeto tratava de como resolver o problema do estereotipo dos desenhos desenvolvidos em sala de aula pelos alunos da 4ª e 5ª Séries de uma escola privada de João Pessoa. O segundo projeto apresentado foi de uma experiência da Aluna Jaqueline Lima, que trabalhou o desenho utilizando a técnica de grafitagem em uma comunidade carente da cidade de João Pessoa.
Nessa mesma aula foi entregue uma lista de responsabilidades a serem cumpridas. Essas responsabilidades/atividades irão servir como avaliação para disciplina.

NÃO COMPARECI A AULA DO DIA 21/09, POR MOTIVO DE OCUPAÇÃO NO TRABALHO.

Nenhum comentário: