O Texto de Erinaldo Alves
“Existe inúmeras correntes metodológicas cada uma delas nos mostrando como trabalhar, como projetos na escola de maneira mais eficaz.
O modo cooperativo de ensinas e de aprender em parceria com outros docente e com os próprios alunos.
O trabalho por projetos é uma maneira de questionar porque a escola ensina algumas disciplinas e não outras. Por que dos 6000 campos de estudos que existem ensinamos apenas oito?
Realizamos um projeto: A parte de um problema discutido com a turma a respeito do mundo. O problema pode surgir de uma questão que as crianças levem para a escola e desperte o interesse deles.
As características de um projeto é o percurso não segue uma trajetória fixa de ensinar e aprender. O professor passa a atuar como orientador, que pode ajudar com algumas informações, mas que precisa aprender outros no percurso do projeto.
O percurso deve favorecer a análise a interpretação e a critica estabelecida a parte de contraste de pontos de vista.
A finalidade é ajudar e compreender e responder as perguntas elaboradas no inicio do percurso. Não se trata de uma metodologia de ensino, trata de uma forma de entender os sentidos do ensino para a compreensão.
Bibliografia:
As respostas foram extraídas a partir das leituras de Hernandez Fernando, cultura visual mudança educacional e projeto de trabalho. São Paulo. Artes Visuais, 2000.
sexta-feira, 21 de setembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário