sexta-feira, 21 de setembro de 2007

EM BUSCA DE DIÁLOGOS SIGNIFICATIVOS NAS AULAS DE ARTES VISUAIS

O Texto de Erinaldo Alves

Para o ensino de diálogos mais eficaz usam-se diferentes tipos de metodologia chamando atenção do educador para diálogos com crianças, adolescentes e adultos no ensino formal.
Para Fernando Hernandez ele faz uma critica falando sobre a importância das boas perguntas para facilitar atos de compreensão nas aulas de Artes Visuais. Ele questiona a visão essencialista defensora da idéias de que na arte há uma verdade a ser identificada. Em geral das perguntas procuram desvelar o que o artista quis dizer. Enfocam mais as descrições sobre o que se vê e o que se sente diante da imagem.
Se estamos em busca de diálogos para o nosso aluno se interessa pela aulas de Artes Visuais nós professores temos que se interessar pelo o que as crianças gostam temos quer trabalhar com todos os matérias, buscando soluções, depoimento dos pais, sobre a aula. “Quando isso acontece com certeza o rendimento da aprendizagem será bem melhor”


Bibliografia:
Esboço da palestra no II seminário “Arte e público ocorrido em Recife no período de 17 a 20 de julho de 2007, no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Nenhum comentário: