sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Em busca dos diálogos significativos nas aulas de Artes Visuais

Esse tema nos abre um leque de reflexões e busca de possibilidades e aprimoramento na troca de conhecimentos em sala de aula.
A dialogicidade é fundamental importancia na relação professor-aluno, pois é a partir dela que a convivência torna-se menos criteriosa, passando a desvelar em harmonia toda a relação ensino-aprendizagem.
O alunado não deve ser visto com um mero espectador que não tem capacidade de expor seu conhecimento prévio ou até mesmo suas experiências vivenciadas em determinados assuntos.
A partir do estabelecimento do diálogo, o docente perceberá que não deve substimar a capacidade criadora de seus alunos, todavia o professor deve abrir questionamentos buscando sempre a problematização de temas, consequentemente aguçará a a curiosidade e o anseio da solução desses tais "problemas".
No ensino das Artes Visuais, remete o discente a compreensão crítica em relação as imagens articuladas ao cotidiano.
Tendo em vista comparação das distintas imagens no passado e no presente, pode-se fazer uma ponte para melhor compreensão da cultura visual de cada época.
Na conversação, os alunos percebem a necessidade da apresentação das imagens para que não fiquem despersos. Também é de suma importancia as relações de diálogo com as comunidades e a família, para que todo o diálogo possa vislumbrar a democracia, asim sendo o respeito pela realidade da comunidade no ámbito social e educacional será bem aplicado.
O professor no seu papel de possibilitar o aprendizado deve reproduzir suas aulas com base na pesquisa de campo e também utilizando-se das novas tecnologias tendo a partir desses materiais muitas possibilidades criadoras.

Aluna: Juliana Evangelista Tomé da Silva - Mat. 10323450

Nenhum comentário: